Os sem-floresta – Over the Hegde

Está nos cinemas a nova animação da DreamWorks: "Os sem-floresta". Dos mesmos diretores de "Shrek "(2001) e "Madagascar" (2005), o longa promete muito mais que diversão para a platéia. Este "mais" é uma visão diferente do ser humano, uma visão de quem vê de fora, de quem está além da cerca.
Eis o problema: a cerca. Quando chega a primavera, Verne (uma tartaruga dublada por Garry Shandling na versão original) e seus amigos descobrem uma cerca grande e verde no meio de sua floresta. Surge, então, RJ (Bruce Willis), um guaxinim que se dispõe a mostrar o que existe além da cerca a Verne e sua família.
O filme se originou de tirinhas de mesmo nome, feitas por Michael Fry e T. Lewis. Desde 1995, elas apresentam, através de um humor inteligente, uma visão crítica dos hábitos sociais do ser humano. RJ, Verne e o resto da família criticam o costume do homem de querer sempre mais, sempre o maior, de que "bastante nunca é bastante.
No contexto da sociedade de consumo nada mais bem colocado do que esta crítica. "Os sem-floresta" é um filme que sai da tela e vem pra vida real, coisas que são consideradas pequenas são colocadas na película e nos fazem parar para refletir sobre nossos hábitos.
O mais é legal é o filme ir contra a própria indústria que o produziu, pois ele critica os excessos e a megalomania que todo homem tem um pouco, quando não deixa de ser mais um produto desta indústria cultural, que alimenta um público sedento por novidades.
Além de tudo isto, continua sendo um filme para crianças. A linguagem, as cores, animais falantes, tudo isto nos remete ao mundo infantil. Então não tem desculpa, adultos e crianças podem assistir, porque os animais do filme são muito mais que "bonitinhos.Verne vai conquistar as crianças com seu espírito de liderança, "pai" da família, além de muito engraçado. Ele e seu casco dão muito motivo para risada, vocês já viram uma tartaruga sem casco, pelada? Então vão ver neste filme.
RJ, amigo de Verne, pode parecer vilão de começo, mas ele vive apenas um dilema entre o dever e o querer. Todo esperto, com sua sacola de golfe (onde coloca seus objetos "humanos"), e sua boa lábia, ele vai se mostrar apenas mais um "... trapaceiro solitário", como disse Bruce Willis, ao ser perguntado sobre seu personagem.
E o primeiro a ser conquistado por RJ é Hammy (Steve Carrell), um esquilinho superativo muito engraçado. Em cenas do tipo "Matrix" ele mostra que é tão rápido quanto a luz, e ajuda o grupo a combater os perigos que se encontram além da cerca.
Enfim, todo o filme mostra onde e como surgiu a amizade de RJ e Verne, colocando um começo para a tirinha que é sucesso desde 1995. Os quadrinhos podem ser encontrados no site http://www.comics.com/comics/hedge.
Os Sem-Floresta (Over the Hedge)
Direção: Tim Johnson e Karey Kirkpatrick. Elenco de Vozes: Bruce Willis, Garry Shandling, Steve Carrell, Thomas Haden Church e Avril Lavigne Versão Brasileira: Preta Gil Duração: 83 min.
Comments