« Home | Os sem-floresta – Over the Hegde » | A Noiva Síria - Ha-Kala Ha-Surit » | Finais Felizes - Happy Endings »

Whisky ou vinho branco? Tragédia ou comédia?


Carlos Giffoni



Melinda e Melinda conta uma história, ou melhor, duas, que na verdade são a mesma, vista por diferentes ângulos.

Quatro amigos durante um jantar criam a personagem Melinda, interpretada por Radha Mitchell. Trata-se de uma jovem viciada em bebidas alcoólicas e pílulas, julgada por um crime e que acabara perdendo a guarda de seus filhos. Essa Melinda não tem esperanças, não acredita em si mesmo e parece não conseguir se livrar do seu passado. Bem, essa é uma Melinda.

Do outro lado da mesa eis que surge uma outra Melinda, de passado também não muito empolgante. No seu histórico carrega um casamento frustrado e a traição de um amante. Mas esta Melinda tem um ar diferente: a maneira como lida com os detalhes mais peculiares da vida transparece ser ela uma mulher feliz, ou pelo menos uma mulher que busca a felicidade. E a verdadeira felicidade pode estar onde menos se espera, um andar a cima do seu.

O que acontece ao redor de Melinda acaba influenciando em seu destino. Voltar para a casa de uma amiga cujo casamento está em crise pode não ser a melhor solução para quem pretende se encontrar. E, embora bater à porta de vizinhos desconhecidos quando não há mais nada que se possa fazer pareça imbecil, uma grande surpresa pode estar à sua espera.

Woody Allen brinca com quem assiste ao filme. Os destinos dos personagens em ambas narrações se entrelaçam ao ponto que suas histórias se confundem, sendo que na verdade a história toda é uma só: a vida como ela é: surpresas, decepções, amizades e traição... “tudo só depende da maneira como você a encara”.

Melinda e Melinda (Melinda and Melinda)
EUA, 2004. Direção: Woody Allen Elenco: Radha Mitchell, Chloë Sevigny, Will Ferrell e Chiwetel Ejiofor Duração: 99 min.

Só pra tirar esse zero daqui.
=)

Postar um comentário