« Home | A história da boca que sangra contra a sangria da ... » | É um pássaro? É um avião? » | Um código díficil de se decifrar » | Pela Honra e Humildade » | Whisky ou vinho branco? Tragédia ou comédia? » | Os sem-floresta – Over the Hegde » | A Noiva Síria - Ha-Kala Ha-Surit » | Finais Felizes - Happy Endings »

Tá na Mostra: Cabelos Embaraçados


Guilherme Barros


Melissa é uma menina de dezesseis anos que mora com a mãe e a avó em uma pequena cidade italiana. Ela se encontra naquela fase de autoconhecimento e confusão pela qual os adolescentes normalmente passam. Começa a descobrir o sexo e a viver as confusões amorosas que vão guiá-la na passagem da vida de menina para a maturidade.

Perdida, ela não conta com a ajuda da mãe, que se encontra imersa em seus próprios afazeres de adulta. Na família, só encontra amparo nos braços da avó roqueira e liberal. Foi esta que passou à menina a tradição de dar cem escovadas no cabelo antes de dormir.

Em meio a toda problemática psicológica comum à sua idade, a garota perde a virgindade. Só que de mágica e maravilhosa sua primeira vez não tem nada. Melissa é apaixonada por seu colega de escola Daniele, com quem acaba transando. Ela se entrega de corpo e alma para satisfazê-lo, mas é humilhada e rebaixada a mero joguete sexual dele e de seus amigos.


Amargurada resolve se vingar do mundo masculino assumindo as rédeas de sua vida amorosa. Para isso começa uma jornada de depravação e sofrimento na qual faz sexo com todos de todos os tipos, das mais diversas maneiras. Até mesmo grupal e sadomasoquista. É nisso que filme se foca, nas peripécias sexuais da protagonista. Como que para exercer a revanche nos homens que lhe fizeram mal, ela precisasse se autoflagelar, sofrer e fazer sofrer pelo corpo. Um retrato do sexo sem amor, mas também sem prazer.

E quanto mais ela insistia nesse comportamento destrutivo, mais perdia contato com seus entes queridos. Melissa começa a se distanciar das pessoas que tinham ligações com a sua infância. A avó sai de casa e a menina briga com sua melhor amiga Manuela. O ritual de passagem para a vida adulta está completo e sua vida se encontra num ponto degenerativo quase sem volta.

100 Escovadas Antes de Dormir é um filme que pretende ser provocante e polêmico, assim como o livro em que se baseou. Talvez por ter sido escrito por uma menina que diz realmente ter vivido as histórias, o romance conseguiu agitar a cena literária européia. Mas a película não consegue atingir esse intento, não acrescenta diante de tantos outros filmes pesados baseados em fatos reais existentes, de melhor qualidade e de mais impacto. Como se não bastasse, o enredo ainda termina de forma moralista e redentora, contradizendo sua proposta premissa de elucidação subversiva.

100 Escovadas Antes de Dormir (Melissa P.)
Itália/Espanha/EUA, 2005
Direção: Luca Guadagnino Elenco: Maria Valverda, Geraldine Chaplin, Primo Reggiani, Maria Teresa Bagardo e Letizia Ciampa Duração: 100 min.

Adorei a resenha!
Aguça a curiosidade de forma sutil e atinge o público com uma linguagem simples e clara.
Parabéns!

Postar um comentário