« Home | Morte aos leões » | Jantando no Inferno » | O Infiltrado » | Por que você não me conta um segredo? » | Motocicleta Sonora » | Oscar 2007 » | 16/02 - Resenhas Novas » | Crônicas do sol nascente » | Nunca desista de seus sonhos... Mais uma vez » | 09/02 - Resenhas Novas »

Ilusão de ótica

Henrique Hiraoka


À primeira vista, A Última Cartada é apenas mais um filme de ação, porém tem um ar de originalidade

Buddy Israel é o cara. Trabalhando como ilusionista, ganhou a simpatia de mafiosos italianos e tornou-se íntimo deles. Em pouco tempo, entrou para a vida do crime em grande estilo e foi apontado como sucessor de Sparazza, o chefão da Cosa Nostra, a famigerada organização criminal de origem siciliana.

O FBI viu na prisão do ilusionista a oportunidade de desmantelar a rede de cr
iminosos. Com isso, os gangsters passaram a ver Buddy (Jeremy Piven) não mais como um aliado e sim como uma ameaça. Perseguido por policiais e bandidos, Buddy se esconde, dando início a um jogo de gato e rato que envolve agentes federais (Ray Liotta, Andy Garcia e Ryan Reynolds), a máfia italiana, um caçador de recompensa (um Ben Affleck canastrão e apagado) e seus comparsas: duas assassinas de aluguel (uma delas interpretadas pela estonteante Alicia Keys), três irmãos truculentos e um matador cujo o rosto ninguém conhece.

Com esse mote o diretor e roteirista Joe Carnahan (do imperdível Narc) faz um filme de ação acima da média, que não se apóia nem no carisma dos atores, nem utiliza elementos típicos do gênero, como excesso de efeitos especiais e músculos à mostra. A grande quantidade de personagens prejudica um pouco o entendimento da história, mas a edição muito ágil e a bem escolhida trilha sonora impõem um ritmo frenético ao filme.



Carnahan abusa das cenas de violência, e brinda o espectador com seqüências de tirar o fôlego como a do tiroteio no elevador. Os momentos de pseudo humor são totalmente dispensáveis, além de não acrescentarem nada ao filme. As reviravoltas dos últimos 20 minutos do filme, de fato, surpreendem, porém levam para um desfecho um tanto decepcionante.


Se por um lado o diretor teve a coragem de escalar o astro Ben Affleck para um papel tão insignificante quanto os dotes artísticos do galã, por outro pecou no final, que é um tanto certinho, para não dizer moralizante. Ao que parece, Carnahan perdeu a autonomia que tinha em outros filmes, no momento em que se rendeu aos encantos de Hollywood. De qualquer modo, A Última Cartada não deixa de ser uma grande opção de entretenimento.

A Última Cartada (Smokin' Aces)

EUA, 2007

Direção: Joe Carnahan. Elenco: Ray Liotta, Ben Affleck, Ryan Reynolds, Alicia Keys, Andy Garcia e Matthew Fox. Duração:109 min.

Rick Young - é muito melhor do que Henrique Hiraoka, assine assim! - dê notas para os filmes nas resenhas!

Postar um comentário