« Home | O Tempo do Amor » | Tá na Mostra: Cabelos Embaraçados » | A história da boca que sangra contra a sangria da ... » | É um pássaro? É um avião? » | Um código díficil de se decifrar » | Pela Honra e Humildade » | Whisky ou vinho branco? Tragédia ou comédia? » | Os sem-floresta – Over the Hegde » | A Noiva Síria - Ha-Kala Ha-Surit » | Finais Felizes - Happy Endings »

Grande truque, grandes segredos

Rafael Teixeira

Dois grandes amigos, criados nos bastidores do mundo dos espetáculos de mágica na virada do século XIX, eles mesmos sonhando em se tornarem grandes mágicos. Mas o que acontece quando um acidente os torna rivais e suas vidas uma grande competição para conseguir criar o melhor truque de todos?


Em O Grande Truque, Christopher Nolan (Amnésia) se junta novamente aos seus parceiros de Batman Begins, Christian Bale (o Batman) e Michael Caine (o mordomo Alfred), e acrescenta mais um famoso super-herói das grandes telas, Hugh Jackman (o Wolverine da trilogia X-Men), para criar esse filme sobre dois amigos e umaa rivalidade desastrosa para provar quem é o maior entres os mágicos.


A dinâmica do novo filme de Nolan pode ser explicado facilmente com a teoria que é apresentada logo no começo do longa, pelas palavras do personagem de Michael Caine, Cutter, engenheiro que produz as máquinas e estruturas responsáveis pelos truques mágicos.


Segundo ele “Todo truque consiste em três atos. O primeiro é chamado de A Promessa: o mágico mostra uma coisa comum, mas naturalmente... Provavelmente não é”. Robert Angier (Jackman) e Alfred Borden (Bale) são dois amigos que sonham em ser grandes mágicos, mas com personalidades bem distintas. Enquanto Angier é uma pessoa carismática e pode ser considerado o verdadeiro showman, Borden é taciturno, reservado e observador, preocupado apenas em criar o truque perfeito. Uma fatalidade, porém, planta a discórdia entre os dois, tornando-os inimigos e rivais.


Cutter, antigo mentor dos dois e depois parceiro de Angier em seus números de mágica, continua: “O segundo ato é chamado A Virada: o mágico transforma algo comum em algo extraordinário.” Angier e Borden começam uma briga ferrenha para provar quem é o melhor mágico, deixando no caminho um rastro de sangue, segredos e mistérios. Até o momento em que Borden cria um truque que impressiona a todos: O homem transportado, chamando também a atenção de Angier, que faz de tudo para copiá-lo.


Finalizando, Cutter afirma: “Agora, se você está procurando o segredo, não vai descobrir. Por isso, há um terceiro ato: O Grande Truque.” É quando acontecem todas as mudanças, onde todos prendem a respiração até o último segundo, e quando a platéia presencia algo incrível e único. No filme, esse último ato é representado pela revelação de todos os mistérios que envolvem os bastidores dos truques desses dois mágicos.

O Grande Truque é um thriller cheio de suspense e segredos que tem dois protagonistas que se revezam nos papéis de mocinho e vilão o tempo todo, fazendo com que o público escolha um dos lados e se confunda sobre as verdadeiras intenções de cada personagem. Um verdadeiro quebra-cabeça cuja disposição muda constantemente.

Nolan dirige as atuações consistentes de Bale e Caine, mas quem rouba realmente a cena é Hugh Jackman, que mais uma vez mostra que é mais do que um par de garras afiadas. Também no filme encontramos Scarlett Johansson (Encontros e Desencontros) no papel inexpressivo da assistente Olívia, e a participação de David Bowie como o “cientista maluco” Nikola Tesla.

O grande feito do filme, porém, é o extraordinário roteiro, adaptação feita por Nolan e seu irmão Jonathan, do livro The Prestige de Christhoper Priest. Um texto cheio de falas memoráveis, referências e metáforas aguçadas, sem falar nos grandes segredos que envolvem a trama.

Mas o filme falha ao se alongar demais. Com uma duração de mais de duas horas, acaba deixando muitas pistas, facilitando para o espectador descobrir os mistérios por trás do “grande truque”, bem antes do final.

E aí fica a pergunta: qual a graça do truque, se nós já sabemos seu segredo?


O Grande Truque (The Prestige)
EUA/ Inglaterra 2006
Direção: Christopher Nolan Elenco: Hugh Jackman, Christian Bale, Michael Caine, Scarlett Johansson e David Bowie. Duração: 128 min.

Teste

Será que desta vez eu consigo?
Resenha impecável, texto de qualidade, clean...Adorei mesmo!
Pena que muita gente visita este blog e não tem "cara" pra comentar!
Que lástima...

Bjuss

Postar um comentário