« Home | Procura, mas não acha » | Doce amargo » | Presos sempre na mesma torre » | Naquele dia ele escolheu entrar no Blog sala de pr... » | Fingindo ser o que já se é » | Preciosa desgraça » | 100 RPM » | Ratos, sapos e lesmas cantoras » | O Anti-007 » | Uma jornada de amor e fé »

Vidas em Retrato

Luiz Prado



A batalha de Iwo Jima tornou-se célebre não apenas por ser o primeiro confronto em solo japonês da Segunda Guerra, ou por ter sido responsável por 25% de todas as Medalhas de Honra concedidas pelos Estados Unidos durante o conflito. Iwo Jima tornou-se célebre também por causa de um foto.

Em 23 de fevereiro de 1945 os fuzileiros da marinha tomaram o monte Suribachi, o ponto mais alto da ilha. Para comemorarem o fato, fincaram uma bandeira dos Estados Unidos no topo. Duas vezes. Na segunda, o fotógrafo da Associated Press, Joe Rosenthal registrou o momento. E assim foi criada uma das imagens mais emblemáticas da guerra para os norte-americanos.

A Conquista da Honra conta a história dos sobreviventes dentre os rapazes que
ergueram a bandeira em Iwo Jima. Retirados do campo de batalha para servirem ao país na campanha de arrecadação para fundos de guerra, John "Doc" Bradley (Ryan Phillippe), membro do corpo médico da marinha; Ira Hayes (Adam Beach), um indígena reservado; e René Gagnon (Jesse Bradford), mensageiro de campo, percorrem os Estados Unidos como heróis, discursando, falando com personalidades e sensibilizando as pessoas para continuarem a apoiar a guerra, financeira e emocionalmente.

Clint Eastwood conta com maestria a história de jovens obrigados a assumir papéis para os quais nem sempre estão preparados e que às vezes mal podem suportar. Com atuações precisas, Phillippe, Beach e Bradford encarnam garotos recém-saídos da adolescência, pegos no vendaval de acontecimentos de uma guerra mundial. Bradley não consegue esquecer os gritos de socorro de Iwo Jima; Hayes não suporta ser chamado de herói enquanto seus companheiros ainda continuam no combate; todos os três ainda não esqueceram dos outros jovens que fincaram a bandeira junto deles. Em Iwo Jima eles deixaram mais do que seu sangue.

A fidelidade na recriação do desembarque em Iwo Jima é deslumbrante. Cenas de batalha impactantes, câmera tensa e tons escuros geram uma atmosfera de desolação, um sentimento de que talvez toda a batalha não passe de um fim em si mesmo. Essa é a imprensão que Hayes parece levar consigo durante seu retorna à América, e que parece gritar para o espectador. Um semblante cinzento, paralisado pela imagem de companheiros destroçados em cavernas escuras por um inimigo que mal podiam reconhecer na noite profunda.

A Conquista da Honra (Flags of our Fathers)
EUA, 2006
Direção: Clint Eastwood Elenco: Ryan Phillippe, Adam Beach, Jesse Bradford, Barry Pepper e John Benjamin Hickey Duração: 132 min.