« Home | 100 RPM » | Ratos, sapos e lesmas cantoras » | O Anti-007 » | Uma jornada de amor e fé » | Entre a magia e o medo » | Não enlouquecer com a família é uma loucura » | “Harry Potter can kiss my ass!” » | Equilíbrio rompido » | Grande truque, grandes segredos » | O Tempo do Amor »

Preciosa desgraça

Luiz Prado

"Diamantes de sangue" é o nome dado às pedras preciosas contrabandeadas para fora de países em guerra, e que, no final das contas, são usadas na aquisição de armas para a manutenção desses conflitos. Durante a década de 90, Serra Leoa, no oeste africano, passou por uma sangrenta batalha civil financiada pelos diamantes. Dentre os soldados do lado rebelde estavam milhares de crianças, arrancadas de suas vilas e famílias para servirem de infantaria nos campos africanos.


Solomon Vandy (Djimon Hounsou) é um pescador da etnia mende. Durante um ataque ao sue vilarejo, é separado de sua família e levado para trabalhar nos campos de diamante dos rebeldes. Lá, encontra uma pedra de tamanho extraordinário e, antes de ser capturado pelas forças do exército que atacam o acampamento, consegue esconder a preciosidade. Enquanto isso sua família foge dos conflitos, mas Dia (Kagiso Kuypers), seu filho mais velho, é capturado para integrar a tropa rebelde.

Ao mesmo tempo, Danny Archer (Leonardo DiCaprio), um contrabandista vindo da Rodésia (atual Zimbábue), é capturado durante uma tentativa de atravessar a fronteira. Na prisão, encontra Vandy e toma conhecimento do fantástico diamante, que lhe possibilitaria a saída da África para sempre. Aproximando-se de Solomon, Archer lhe oferece ajuda na busca da família em troca do diamante. Com a ajuda de Maddy Bowen (Jennifer Connelly), jornalista norte-americana que está cobrindo a situação em Serra Leoa, Archer e Vandy iniciam uma viagem pelo país em busca da família do pescador.

Diamante de Sangue nos apresenta uma história forte, um chamado de atenção para a catástrofe que tomou conta de Serra Leoa, financiada pela compra das jóias ao redor do globo. Mais do que retratar um caso específico, o filme pretende mostrar um exemplo do que ainda acontece em várias regiões do planeta, principalmente no continente africano. Existem atualmente cerca de 400 mil crianças-soldados no mundo e apesar de tratados internacionais relativos ao comércio de diamantes, estes ainda são moeda corrente na compra de armamentos em diversas zonas de conflito.

O filme dirigido por Edward Zwick (O Último Samurai) tem como grande mérito transmitir ao mesmo tempo a crueldade da situação ocorrida e oferecer ao espectador uma aventura envolvente. A cenas inicial do massacre da vila de Solomon é de extrema violência, daquelas que fazem o espectador questionar se aquilo mostrado na tela é pura ficção ou se é mesmo baseado na realidade, torcendo para que a resposta seja a primeira opção. O treinamento de Dia e das outras crianças capturadas pelos rebeldes é outro momento de grande impacto no filme.

O elenco realiza um trabalho muito bom, imprimindo alma aos personagens. DiCaprio interpreta com maestria Archer e os questionamentos de suas ações após o contato com Vandy e Maddy. Hounsou está perfeito como o pescador atirado de sua vida para a busca por sua família. Hesitante e perplexo diante do mundo novo e cruel que surge à sua frente, mas ao mesmo tempo obstinado na procura por seu filho. Connelly se apresenta cínica e idealista como a repórter viciada em adrenalina que busca uma grande história, fazendo o espectador questionar, assim como Archer, se ela não é igual a ele, lucrando sobre a desgraça africana. A densidade que o trio fornece ao filme serve de contraponto ao relato da tragédia de Serra Leoa, apresentando a busca pessoal de cada um dos personagens como a história individual de um massacre coletivo. Enquanto Archer busca o diamante de sua liberdade, Maddy quer uma boa história para mostrar ao mundo. Já Solomon está atrás do filho para reconstituir sua família. Três histórias distintas unidas por um drama que, em algum ponto, afeta a todos nós.


Diamante de Sangue (Blood Diamond)
EUA, 2006
Direção: Edward Zwick Elenco: Leonardo DiCaprio, Jennifer Connelly, Djimon Hounsou, Michael Sheene Kagiso Kuypers. Duração: 138min.

oi meu nome é Haroldo Junior sou editor do site: www.by.blog.br

meu site tem um numero bom de visitação

gostei do seu site e gostaria de publicar uma materia sobre ele no meu blog

para te ajudar a ter mais visitação

me mande o texto que você mais gostar com o link do seu site no final caso você queira minha ajuda

e eu tambem gostaria de propor uma parceria
você coloca o meu link no seu site e eu coloco o seu link no meu site

e-mail:www.haroldojunior1@hotmail.com

abraço espero resposta

Postar um comentário