« Home | Um é pouco, dois é bom e três... » | Verde é a cor de dinheiro, verde é a cor da sorte » | Além de véus e orações » | Não resolvido » | Uma "cigana" a solta » | No fim do mundo... E no fim da trilogia » | Mais que sonhadores » | Casos do acaso » | Um pouco de realidade » | As Cores e os Sons da Cegueira »

Vidas Vazias

Rick Hiraoka


Cão Sem Dono não tem começo, nem fim, mas o meio é mais do que suficiente.

Ciro (Júlio Andrade) é um tradutor de obras russas desempregado que vive num apartamento bagunçado, quase sem nenhuma estrutura. Marcela (Tainá Muller) é uma modelo em início de carreira que sonha com uma vida de viagens e glamour. Juntos, eles formam um improvável casal que mantém um relacionamento que se sustenta pelo sexo.

Com essa premissa clichê, os diretores Beto Brant e Renato Ciasca
conseguem fazer um interessante retrato das relações modernas. Ciro e Marcela são a perfeita representação da "coisificação" dos envolvimentos amorosos. Tudo é extremamente imediatista. O único objetivo a ser atingido é o prazer. Ambos fogem de qualquer intimidade que possa ir além dos limites da cama. Isso fica evidenciado nos diálogos aparentemente superficiais, mas que expressam o receio de se entregar a um sentimento maior, capaz de dominá-los e submetê-los, interferindo, assim, na individualidade que tanto preservam.

Cão Sem Dono é uma obra diferente dos demais filmes brasileiros, que exageram no sexo sem nenhuma contextualização, assim como nos palavrões. Os diretores utilizam a falta de recurso a favor do filme. A iluminação é precária, quase inexistente, porém ela não prejudica o entendimento da história, pelo contrário, evidencia as situações dramáticas vividas pelas personagens. Não houve filmagens em estúdio, tudo foi gravado em locações, o que deu ao filme um tom realista, lembrando as películas européias dos diretores signatários do Dogma.

A maior falha de Cão Sem Dono aconteceu na escalação do elenco. A não contratação de atores mais conhecidos ou experientes foi, de fato, uma decisão corajosa, mas que se revelou arriscada. Tainá Muller está convincente como Marcela, já Júlio Andrade se mostra por vezes desconfortável perante as câmeras (assim como o restante do elenco). O ator errou na construção de Ciro, acentuando a apatia da personagem ao invés de seu lado confuso e indeciso.

Cão Sem Dono é um filme intimista, retratando uma geração cuja principal característica é a dúvida. Ciro não sabe o quer. Marcela, em oposição, já tem seus planos definidos, embora não saiba o que fazer para realizá-los. Os dois vagam pelo mundo, se procurando, se conhecendo, se satisfazendo, buscando motivos para abandonar essa vida de cão sem dono.


Cão sem Dono
Brasil, 2007
Direção:
Beto Brant e Renato Ciasca Elenco: Júlio Andrade, Tainá Muller, Márcio Contreras e Sandra Possani Duração: 82 min