« Home | Nada fantástico » | Vidas Vazias » | Um é pouco, dois é bom e três... » | Verde é a cor de dinheiro, verde é a cor da sorte » | Além de véus e orações » | Não resolvido » | Uma "cigana" a solta » | No fim do mundo... E no fim da trilogia » | Mais que sonhadores » | Casos do acaso »

Bruxaria de gente grande

Bruno Benevides

Adaptações de best sellers infanto-juvenis viraram mania. A grande vendagem dos livros atrai um bom número de fãs, garantindo o lucro no cinema. Essa febre começou no fim de 2001 quando, separados por poucos meses, chegaram às telas a parte inicial das adaptações de Senhor dos Anéis e de Harry Potter. A primeira se encerrou em três capítulos e foi um sucesso com 17 Oscars na bagagem. Já a série sobre o bruxinho vem tendo resultados um pouco menos extraordinários, e chega agora a seu quinto longa, Harry Potter e a Ordem da Fênix.

Só para relembrar. Escrita pela escocesa J.K.Rowling, cada livro conta um dos sete anos que o garoto bruxo Harry Potter passa na escola de magia de Hogwarts. No filme anterior o vilão Voldemort, que assassinou os pais de Harry quando este ainda era bebê, conseguiu enfim recuperar seu corpo e matou um colega do garoto. Para piorar Alvo Dumbledore, diretor de Hogwarts e mestre de Harry, e Cornélio Fudge, ministro da Magia, brigaram, pois o segundo se recusa a admitir a volta do vilão.

Não é nada bom, assim, a situação do garoto no começo deste quinto filme. Além de lutar contra Voldemort, Harry e seus aliados ainda têm que enfrentar o poderoso ministério da Magia, que passa a perseguir os que defendem que o vilão retornou. Por isso Dumbledore cria a tal Ordem da Fênix do titulo, um grupo secreto que passa a combater Voldemort e seus seguidores. Enquanto isso Harry e seus amigos têm que aguentar a interferência do ministério em Hogwarts, simbolizada na professora Umbridge, além de treinarem escondidos para o confronto com o vilão. E há ainda o primeiro beijo de Harry. Ufa!
O elenco dos outros filmes foi mantido. Harry é vivido por Daniel Radcliffe, que vem sendo uma boa surpresa. Sua dupla de amigos continua a ser representada por Emma Watson como Hermione Granger, que começou bem a serie mas decai a cada filme, e Rupert Grint, cada vez mais a cara de seu personagem Ron Weasley. Já Katie Leung é insossa como o par romântico de Harry, Cho Chang. A estreante do elenco jovem é Evanna Lynch, uma grata surpresa no papel da avoada Luna Lovegood.

O elenco adulto continua forte, com nomes como Robbie Coltrane, Alan Rickman e Michel Gambon esbanjando competência em papeis secundários. Gary Oldman mantém seu Sirius Black mais sinistro e menos charmoso que o do livro e Ralph Fiennes felizmente faz um Voldemort menos afetado que o do filme anterior. As estréias ficam por conta de Helena Bonham Carter, perfeita como a assassina Bellatriz Lestrange e Imelda Staunton, que faz uma Umbridge tão irritante quanto a da versão escrita.

O novo comandante da aventura, o estreante inglês David Yates, repetiu o caminho feito pelos seus antecessores e fez um trabalho pouco autoral (exceção a Alfonso Cuarón no terceiro filme), destacando os efeitos especiais e tentando reproduzir ao máximo o livro. Como não é possível adaptá-lo por completo, Yates cortou as partes que julgou menos importante. Os fãs, é claro, vão chiar, principalmente quando pela ausência de cenas de Quadribol. Mas o que realmente faz falta é a crítica à imprensa presente na versão escrita e aqui relegada a segundo plano. O diretor preferiu destacar a perseguição política que o ministério da Magia empreende a Harry e seus amigos. Dois momentos merecem menção: os grandes cartazes de Cornélio Fudge, em clara alusão ao clássico 1984, e a cena em que Harry e seus aliados são torturados por desobedecer Umbridge, o momento mais maduro do longa.

No fim este quinto capítulo mantém o mesmo nível dos dois filmes anteriores. A história continua ficando mais sombria e madura, embora esteja longe de ter grande profundidade. Quem acompanha a série pelas telas deve gostar do resultado. Já para aqueles que lêem a saga no livro, o filme é um bom aperitivo enquanto se espera o lançamento do capitulo final, no próximo dia 21.


Harry Potter e a Ordem da Fênix (Harry Potter and the Order of the Phoenix)

EUA/Inglaterra, 2007

Direção: David Yates Elenco: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Robbie Coltrane, Alan Rickman, Michael Gambon, Gary Oldman e Ralph Fiennes. Duração: 135 min