« Home | Em busca (do sentido) da vida » | "Transformar e rodar!" » | Como (não) fazer um filme » | Bruxaria de gente grande » | Nada fantástico » | Vidas Vazias » | Um é pouco, dois é bom e três... » | Verde é a cor de dinheiro, verde é a cor da sorte » | Além de véus e orações » | Não resolvido »

Ex é tudo igual

Bruno Benevides

As comédias românticas são um dos gêneros mais populares de Hollywood. Basta encontrar um casal de atores divertidos e com boa química, introduzir algum empecilho no amor, de preferência algo relacionado à família ou um(a) ex-namorado(a), e pronto. Se tudo der certo o filme pode até ser o novo Uma Linda Mulher ou Um Lugar Chamado Nothing Hill, e assim virar símbolo da sessão da tarde. É claro que há também bons filmes baseados no tema, como O Amor Custa Caro ou Entrando Numa Fria, para ficar em dois exemplos recentes. mas são exceções que, se depender desse O Ex-namorado da Minha Mulher, vão continuar raras.

Como o (péssimo) título em português já adianta, a história gira em torno da disputa entre o atual e o ex-amante de uma mulher para saber quem vai ficar com ela. Zach Braff interpreta Tom Reilly, o marido imaturo. Amanda Peet faz sua mulher, Sofia Kowalski, responsável e bem sucedida até que abre mão disso tudo para virar uma dona de casa. Quando Tom é despedido de seu emprego no dia do nascimento do filho, o casal resolve deixar Nova York e aceitar a proposta do pai de Sofia, que arranja para o genro um trabalho na agencia de publicidade na qual trabalha, no meio-oeste americano. Lá, porém, o casal encontrará Chip Sanders (Jason Bateman), o ex-namorado do título, que fará de tudo para reconquistar sua amada.

O elenco é capitaneado por atores de séries cômicas da televisão. Braff é a estrela de Scrubs, Bateman era o grande nome da finada Arrested Development e Peet participa de Studio 60 on the Sunset Strip. As pontas de Paul Rudd, de Friends, e de Donal Logue, de Grounded for Life, apenas evidenciam o aspecto televisivo. Parece até que o filme foi feito para ser exibido diretamente nas sessões da tarde, não nos cinemas! No campo das atuações, Peet é apenas burocrática e Braff se limita as caras e bocas de sempre (o que não é ruim, mas está longe de segurar o filme). Bateman até faz bom trabalho, mas a falta de nexo de seu personagem acaba por prejudicá-lo. Completam o filme ainda Charles Grodin e Mia Farrow, como os pais de Sofia, e Lucian Maisel, como o engraçado garoto Wesley. Todos corretos, mas não mais que isso.

O diretor Jesse Peretz até já havia demonstrado talento para fazer rir ao dirigir os hilários clipes de Big Me e Learn to Fly, ambos da banda Foo Fighters, mas aqui escorrega um pouco. Apesar de alguns momentos engraçados, o filme é burocrático no todo. Diretor, equipe técnica e elenco apenas seguiram a fórmula das comedias românticas, sem acrescentar nada de original ou criativo. O roteiro, que não tem nem sentido nem lógica, acaba por piorar o resultado. No fim até se pode dar algumas risadas, mas é melhor guardar seu dinheiro e esperar até que o filme apareça na televisão.

O Ex-namorado da Minha Mulher (The Ex / Fast Track)
EUA, 2006
Direção: Jesse Peretz Elenco: Zach Braff, Amanda Peet, Jason Bateman, Charles Grodin e Mia Farrow. Duração: 90 min.