« Home | Como (não) fazer um filme » | Bruxaria de gente grande » | Nada fantástico » | Vidas Vazias » | Um é pouco, dois é bom e três... » | Verde é a cor de dinheiro, verde é a cor da sorte » | Além de véus e orações » | Não resolvido » | Uma "cigana" a solta » | No fim do mundo... E no fim da trilogia »

"Transformar e rodar!"

Rafael Teixeira

Carros, mulheres bonitas, robôs gigantes e muita ação, com direito a explosões e destruição até onde a vista alcança. É o sonho de qualquer marmanjo nerd que esqueceu de entrar na era da metrossexualidade... ou é também apenas o filme Transformers.

Depois de destruírem seu planeta natal em uma guerra, seres remanescentes de uma raça robótica dividida em Autobots (os bonzinhos) e Decepticons (os malvados), chegam a Terra em busca de um cubo com poderes inimagináveis e que pode decidir de uma vez por todas o fim dessa batalha inacabada. Para se camuflarem e não chamarem a atenção dos humanos, esses seres acabam tomando a forma de veículos, seja ele um caminhão, um carro esporte ou um tanque de guerra, e começam assim sua busca pelo artefato, que acaba envolvendo a vida do jovem Sam Witwicky, cujo avô foi o descobridor do primeiro desses robôs, no Círculo Ártico.


E aí que entra a ação, na batalha entre Autobots e Decepticons, com e as impressionantes transformações de robô para veículo e vice-versa, coisa de deixar qualquer um espantado com a qualidade de detalhes. Com certeza Michael Bay, diretor também de Armaggeddon (com direito a referência durante o filme) e Pearl Harbor, se dedicou com afinco em cada uma das mudanças, o que torna cada take uma diversão à parte. As cenas feitas em câmera lenta também servem para aumentar a adrenalina de qualquer um. E engana-se quem acha que Optimus Prime, líder dos Autobots. Quem ganha todos com seu carisma é o Camaro amarelo, Bumblebee, o robô designado para cuidar de Sam.

Na parte humana do filme, vemos vários nomes desconhecidos, com destaque para a atuação dedicada e cômica de Shia LeBouf como Sam. Ainda completam o elenco duas belíssimas espécimes da raça humana: Megan Fox (em uma atuação digna de Jessica Alba em Quarteto Fantático), como a entendida em carros Mikaela, e Rachael Taylor, como a cdf Maggie.

Em todo o longa, Bay conseguiu dosar bem comédia (risadas garantidas com os pais de Sam, e os Autobots tentando se esconder no jardim da casa dele) e ação, que toma conta praticamente de todo o final do filme, o que não é pouco, considerando seus 144 minutos de duração. Muita explosão, tiro, míssil, e um final bem “desenho animado” mesmo, com uma conhecida amizade homem/robô. Mas não dá pra se esperar muita profundidade de um filme desse tipo. A diversão, porém, é certa, e vai agradar muito mais do que outros blockbusters que saíram esse ano.

Transformers (Transformers)
EUA, 2007
Direção: Michael Bay Elenco: Shia LaBeouf, Megan Fox, Josh Duhamel, Rachael Taylor, Tyrese Gibson, Anthony Anderson, Jon Voight. Duração: 144 min
.