« Home | Nada Poderoso » | Ex é tudo igual » | Em busca (do sentido) da vida » | "Transformar e rodar!" » | Como (não) fazer um filme » | Bruxaria de gente grande » | Nada fantástico » | Vidas Vazias » | Um é pouco, dois é bom e três... » | Verde é a cor de dinheiro, verde é a cor da sorte »

Finalmente, Os Simpsons

Rafael Benaque

Vinte anos atrás, Matt Groening foi requisitado para criar segmentos de animação para a série cômica da Fox “The Tracy Ullman Show”. Foi assim que surgiu um dos maiores sucessos da televisão: o seriado “Os Simpsons” (inúmeras vezes premiado, incluindo 23 Emmy e um Peabody, além de ter sido eleito pela revista Time o “melhor programa de televisão de século XX”).

Agora, dezoito anos depois de estrear como série independente, a inusitada família de Homer chega às grandes telas. Mas por que tantos anos de espera para produzir o filme, já que, na tv, os Simpson sempre foram um grande sucesso?

“Esperamos dezoito anos para fazer um filme porque não queríamos fazê-lo apenas por ser possível. Queríamos criar uma história que demandasse a dimensão de um filme. Os ‘Simpsons – O Filme’ não é simplesmente a junção de três episódios do programa”, conta Al Jean que, além de ser produtor e roteirista do longa, é o atual diretor da série. Além disso, como afirma o criador Matt, não havia um número suficiente de profissionais para animar um programa de tv e um filme simultaneamente. “À época, não tínhamos uma equipe de roteiristas e animadores à disposição. Diferentemente da maior parte das séries, Os Simpsons nunca sofreu interrupção. Dedicamos toda a nossa energia ao programa, sempre com a preocupação de não prejudicá-lo em função da elaboração de um filme”.

Então, superado o problema de recursos humanos (aliás, o seriado contou, em determinado momento, com duas salas de redatores), foi possível a concepção do longa. No roteiro para as telonas, Springfield está sofrendo com o problema da poluição e, por isso, Lisa inicia uma campanha para limpar o lago da cidade. Claro que Homer dá um jeito de estragar tudo. E isso é tudo o que eu vou contar, seguindo a linha dos trailers e da produção. Qualquer outra coisa que eu diga, é spoiler...

Agora, o filme tem que superar dois grandes desafios: atingir as expectativas do público e manter o nível da série. Para isso, o diretor David Silverman (supervisor da direção de animação do seriado) contou com um verdadeiro dream-team de produtores e diretores, composto por ninguém menos que James L. Brooks (consultor dos redatores de Os Simpsons e vencedor de três Oscar por Laços de Ternura), Matt Groening e Al Jean entre outros. Com essa equipe de escritores super acostumados com as figuras de Springfield, ficou fácil produzir uma película que seguisse o seriado e fizesse o cinema rir o tempo todo.

Tenho certeza de que os fãs de Bart e companhia estão muito ansiosos e receosos pela estréia. A expectativa de ver Os Simpsons no cinema é grande e o medo de o filme ficar aquém do que se espera também. Mas podem ficar tranqüilos: “Os Simpsons – O Filme” é uma das melhores animações e uma das melhores comédias já feitas. É muito difícil ir ao cinema e assistir a um filme que faz toda a platéia rir o tempo todo (na verdade eu nunca tinha visto isso acontecer). Além disso, uma comédia capaz de combinar diversos tipos de humor sem exageros é uma jóia rara atualmente. As cenas “pastelão” com Homer e as piadas políticas convivem em plena harmonia.

Uma das características da série que foi mantida no filme é a contextualidade das piadas e as inúmeras referências que se fazem a diversos assuntos. Do pano de fundo para a trama (os problemas ambientais) às piadas com referência a outros filmes e a personalidades contemporâneas, o longa é atual e traz temas que fazem parte do nosso cotidiano.

Porém, para os mais exigentes, uma coisa pode causar estranhamento no começo: o dublador que faz a voz do Homer em português não é o mesmo das telinhas, mas essa diferença é rapidamente esquecida.

“Os Simpsons – O Flme” é muito engraçado, fiel a série e explora muito bem os recursos do cinema na adaptação para as telonas. Sendo ou não fãs da família Simpsons, não perca essa excelente comédia, um achado em meio a avós poderosas, sogras malévolas e Noés em Washington.

Simpsons – O Filme (The Simpsons Movie)
EUA, 2007
Direção: David Silverman Elenco: Dan Castellaneta, Julie Kavner, Nancy Cartwright, Yeardley Smith. Duração: 87 min.